Dores nas costas durante o covid-19: o que pode ser?

No atual momento de pandemia em virtude do coronavírus, com boa parte da população e especialmente do público sênior passando muito tempo em casa e longas horas no sofá e cama, vem aumentando os casos de pessoas sentindo dores nas costas e procurando saber mais sobre as causas e sintomas de dores nas costas.


Dr. Ernani Abreu_Dor nas costas _o que pode ser

O primeiro ponto importante a saber, é que se você tem dores nas costas, você não está sozinho. Qualquer pessoa pode sentir dor lombar a qualquer momento, mesmo se você não tiver uma lesão anterior ou qualquer um dos fatores de risco. Nem sempre é sério e muitas vezes pode melhorar por conta própria. Mas, em alguns casos, a dor é a maneira do seu corpo dizer que algo não está certo.

Por que a dor nas costas e na lombar, é um problema tão comum?

A parte inferior das costas normalmente possui apenas cinco vértebras - menos do que o pescoço e o meio das costas. E essas vértebras fazem muito trabalho pesado! Sua região lombar é onde sua coluna se conecta à pelve, suportando o peso da parte superior do corpo. Esta área sofre muito movimento e estresse, o que pode levar a desgaste, rasgos e lesões na região.

Quais são algumas das causas mais comuns de dor nas costas e lombar?

Artrite da coluna vertebral

A artrite da coluna vertebral - a lenta degeneração das articulações da coluna vertebral - é a causa mais frequente de dor lombar. Todos nós experimentamos o desgaste à medida que envelhecemos, e é normal que a região lombar comece a agir conforme você envelhece. À medida que a cartilagem quebra entre as articulações da coluna vertebral, os tecidos circundantes podem ficar inflamados. A inflamação e o afinamento da cartilagem aumentam o atrito nas articulações, o que pode causar dor na região lombar.

Lesões nas costas

Uma queda forte ou um acidente de carro pode causar uma lesão lombar. Mas o mesmo pode acontece levando um cesto de roupa suja escada acima ou carregando um botijão de gás. Algumas lesões nas costas podem ser repentinas e traumáticas, e outras ocorrem lentamente ao longo do tempo. Você pode pensar que atletas e pessoas ativas se machucam mais devido ao seu estilo de vida ativo, mas nem sempre é esse o caso. São as tarefas cotidianas, como segurar uma criança ou se inclinar para pegar uma meia, que podem levar a lesões nas costas quando feitas de maneira inadequada.

Hérnia de disco

Uma hérnia de disco, é um disco que "vazou" de seu revestimento. Isso acontece com mais frequência na região lombar. O disco machucado nem sempre pode doer. Mas mesmo que seja indolor, seu conteúdo pode pressionar ou irritar os nervos próximos, causando dor na região lombar e em outras áreas.

Quais fatores do estilo de vida contribuem para a dor lombar?

Existem três fatores principais de estilo de vida que podem afetar suas chances de desenvolver dor lombar:

  • Tabagismo: Vários estudos estabeleceram uma ligação entre tabagismo e dor lombar. Fumar aumenta a inflamação no interior do corpo e impede que ele se cure.

  • Obesidade: A obesidade também está associada a vários tipos de dor crônica, incluindo dor lombar. Em pessoas com alto índice de massa corporal , o estresse na coluna aumenta, contribuindo para ainda mais desgaste.

  • Sedentarismo e nível de atividade física: Seu nível de atividade física também pode desempenhar um papel na sua saúde lombar. Embora um estilo de vida sedentário possa aumentar o risco de desenvolver dor lombar, o mesmo pode ocorrer com atividades físicas excessivas ou extenuantes. Verifique com seu médico se não tiver certeza do seu nível ideal de atividade física.

A dor nas costas e na lombar pode estar relacionada ao clima?

Se você sente que sua dor lombar piora nos dias em que está frio ou o tempo está mudando, você não está imaginando coisas e pode estar correto. A dor nas costas pode realmente estar relacionada à pressão barométrica e temperatura externa. Às vezes, mudanças na pressão podem causar dor nas articulações artríticas, incluindo a coluna vertebral. Músculos e articulações geralmente reagem ao meio ambiente, o que pode torná-los mais rígidos e mais propensos a sofrer uma lesão.

Dor lombar pode ser dor nos rins?

Sim. Os rins estão localizados na parte de trás do corpo e a dor nos rins às vezes pode parecer dor nas costas. A única maneira verdadeira de dizer a diferença é visitar um médico que possa realizar um exame completo.

O que significa se a dor nas costas e lombar está atingindo as pernas?

A dor lombar pode irradiar para outras partes do corpo: para cima ou para baixo a partir do local de origem. Às vezes, a dor lombar pode estar em um lado das costas, o que também é normal.

Se a dor disparar da região lombar para uma ou ambas as pernas, pode ser a tão famosa dor ciática (dor nos nervos), mas nem sempre é o caso. Existem muitas partes na região lombar que podem causar irradiação da dor nas pernas, como facetas articulares, articulações sacro ilíacas, músculos ou inflamação da bursa.

A dor lombar pode ser um sinal de algo sério como o câncer?

A dor lombar pode estar relacionada ao câncer. De fato, é um dos primeiros sintomas do câncer de próstata quando metastatiza e cria lesões. Quase qualquer câncer pode se espalhar para as costas e alguns, como o sarcoma, podem se originar nas costas. Seja cauteloso, especialmente se tiver outros sintomas além da dor lombar. Fale com o seu médico se tiver sintomas ou preocupações adicionais.

O que posso fazer para lombalgia em casa?

Se a sua dor lombar apenas começou, a melhor coisa a fazer é iniciar um registro. Registre seus sintomas, horários, datas e quais atividades desencadeiam a dor ou a pioram ou melhoram. Leve essas informações ao seu médico de família se a dor não resolver por si só. Isso tornará o diagnóstico da causa muito mais fácil.

Depois de saber qual movimento ou posição causa sua dor lombar, tente evitá-lo e veja se você melhora. Congelar o ponto doloroso também pode ajudar. O mesmo acontece com os analgésicos de venda livre que ajudam a reduzir a inflamação. Lembre-se de que analgésicos tratam apenas o sintoma - dor - e não a causa, por isto a importância de consultar um médico se a dor for persistente.

Quando devo consultar um médico se tiver dores nas costas?

Em muitos casos, a dor lombar para por conta própria. Mas, se não, aqui estão algumas diretrizes sobre quando você pode começar a procurar ajuda profissional:

  • Se a dor durar quatro semanas ou mais.

  • Se a dor piorar com o passar do tempo.

  • Se você tiver outros sintomas, como febre, grande perda ou ganho de peso, perda de função ou fraqueza nas extremidades, problemas na bexiga, etc.

Quem devo consultar para dores nas costas?

Se você possui um médico de cuidados primários, ele conhece você melhor e deve ser o seu primeiro contato para dores nas costas. Se ele ou ela não puder diagnosticar ou tratar o problema, você pode ser encaminhado para um especialista, como um médico ortopedista. Esses especialistas diagnosticam e tratar uma variedade de condições que apresentam dor lombar como sintoma. Mais tarde, você pode ser encaminhado para um fisioterapeuta, um quiroprático ou outro profissional, dependendo da natureza da sua dor nas costas. 

A boa notícia é que a cirurgia raramente é necessária para dores nas costas. Cerca de apenas dois em cada dez pacientes precisa de cirurgia na região lombar, a grande maioria pode ser tratada de maneira conservadora.

Quer saber mais? Confira nosso artigo 7 dicas para alivar as dores nas costas e manter uma boa postura clicando aqui.

Escrito por Health Marketing


Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - 7 Dicas de Postura - Coluna Saudável - Centro de Cirurgia da Coluna - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Coluna Porto Alegre - Cirurgia Coluna Porto Alegre - Hospital Ernesto Dornelles - Postura Correta - D…

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS