A importância do alongamento

Com o aumento de adeptos ao mundo fitness, o número de pessoas praticantes de esportes e atividades físicas cresceu proporcionalmente. Praticar atividades físicas é sem dúvidas muito importante, todavia, alguns cuidados devem ser tomados.

Este é o caso do alongamento para coluna.


É normal que a nossa musculatura fique mais rígida com o passar do tempo, principalmente quando não nos movimentamos por muito tempo. Logo, nossos músculos podem receber um excesso de tensão. O que por sua vez, pode inibir as funções musculares e articulares, os deixando assim mais rígidos.

Já quando colocamos os nossos músculos em movimento, essa tensão é aliviada. Ou seja, a prática de atividade física regular não só vale para mantermos o corpo em forma, mas também é fundamental para deixar nossos músculos e articulações sempre fortes e saudáveis.

Além de proporcionar vários benefícios, o alongamento para coluna se torna indispensável para quem sofre de problemas nas costas e precisa se exercitar. Mesmo podendo ser realizado de forma autônoma, quando realizado com a ajuda de um profissional se torna ainda mais eficaz.

O alongamento para coluna é de fato primordial para evitar problemas futuros, como lesões ou dores nas costas. Em suma, a região lombar e cervical, normalmente recebem muita carga durante os exercícios mais comuns e podem ser sobrecarregadas. Para evitar possíveis danos, é preciso separar um tempo para se alongar antes de iniciar os exercícios.


 
Centro de Cirurgia da Coluna - Cirurgia da Coluna - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Centro Clínico Mãe de Deus - Alongamento - A importância do alongamento - Dores na coluna - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Coluna .png
 

Embora os alongamentos para coluna sejam extremamente importantes, é preciso ir com calma para não exagerar. Já que exageros podem causar pequenas lacerações nos músculos, inflamações e dores. É importante salientar ainda que, durante o alongamento, não se deve sentir dores. Caso isso aconteça, recue e procure executá-lo novamente, persistindo as dores, não hesite em procurar um especialista.

O indicado é que os alongamentos sejam executados por ao menos de 30 a 60 segundos para que sejam realizados de forma correta e com segurança. Além disso, é importante alongar ambos os lados do corpo igualmente e manter a respiração normal, evitando inclusive prender a respiração durante o alongamento.

Outro princípio básico, mas também importante, é que o alongamento para coluna não deve ser executado quando houver lesões ou dores crônicas. A menos é claro, que sejam executados com o auxílio e orientação médica. Em resumo, para executar um bom alongamento para coluna de forma correta:

  • Relaxe e respire normalmente;

  • Alongue por pelos menos de 30 a 60 segundos;

  • Não exagere;

  • Alongue ambos os lados do corpo igualmente;

  • Comece o alongamento gradualmente, sem forçar demais;

  • Evite alongar regiões lesionadas ou distendidas sem orientação ou auxílio médico.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE ALONGAR?

  1. Melhora a sua flexibilidade: O alongamento estático é a forma mais praticada, sendo aqueles exercícios realizados em um período específico. Ou seja, quando a posição do alongamento é mantida por alguns segundos. Já o alongamento dinâmico, é aquele em que se executa trechos com movimentos repetidos. Logo, são aqueles movimentos que costumam imitar os movimentos das articulações.

    Além do mais, o alongamento para coluna não só ajuda a manter a flexibilidade, como também auxilia na recuperação da flexibilidade perdida com o passar dos anos.

  2. Aumenta o fluxo sanguíneo: O aumento do fluxo sanguíneo nos músculos ajudam na recuperação de algumas lesões. Bem como, atuam no alivio das dores musculares causadas por algumas doenças como: artrite, fibromialgia, inflamação do nervo ciático ou tendinite. Todavia, é importante salientar que para estes fins, devem ser feitos com cuidado, moderação e acompanhamento médico.

  3. Promove uma boa postura: Basicamente, a postura é a forma como o nosso corpo se porta quando está andando, sentado, deitado ou de pé. Quando mantemos uma postura ruim, pressionamos nossa espinha, músculos e ligamentos de forma negativa, causando pressões e sobrecargas em certas partes do corpo, causando, assim, dores musculares, distensões no pescoço, ombros e costas.

  4. Relaxa: Quando nos alongamos, relaxamos nossos músculos tensos e duros, sintomas estes associados ao estresse. Além do mais, a sensação causada pelo relaxamento do corpo após a prática do alongamento, nos faz sentir bem, com o ânimo renovado e muito mais dispostos.

  5. Reduz o risco de lesões e contusões na coluna: Quando realizado de forma correta o alongamento, aumenta a liberação do liquido sinovial. Este líquido é um dos elementos que formam nosso sistema locomotor, dividindo funções com ossos, músculos, articulações e ligamentos. Basicamente, possui a função de lubrificar as articulações, reduzindo o atrito entre a cartilagem e os ossos. O que por sua vez, atua como prevenção e reduz o risco de desenvolver lesões e/ou contusões.

    Escrito por Health Marketing


Centro+Clínico+Mãe+de+Deus+-+Porto+Alegre+-+7+Dicas+de+Postura+-+Coluna+Saudável+-+Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+-+Dr.+Ernani+Abreu+-+Ernani+Abreu+-+Coluna+Porto+Alegre+-+Cirurgia+Coluna+Porto+Alegre+-+Hospital+Er.png

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

MEDPLEX
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas