Queda entre idosos

A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar UMA doença aguda.


Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em 20 daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. Os dados são do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).


 
Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Cirurgia da Coluna -  Centro de Cirurgia da Coluna - Queda entre idosos - Queda idoso - Centro Clínico Mãe de Deus - Dor na coluna - Dores na coluna
 

Quando o assunto é queda em idosos, entender a gravidade desses acidentes, conhecer suas causas mais comuns e, além disso, saber como evitar tais situações é fundamental. Após os 60 anos, é natural que o corpo humano apresente falta de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional. Fatores que facilitam a ocorrência de quedas.

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS QUEDAS?

Aproximadamente 54% de queda em idosos são causadas pelo ambiente inadequado. Nesse caso, o principal vilão é também o mais fácil de ser evitado: o piso escorregadio. Outro fator que atua em conjunto nessa situação são os objetos deixados no chão.

As demais causas estão associadas à riscos ligados a hábitos e rotinas do idoso. Como consumo incorreto de medicamentos, problemas de visão, parkinson, dores crônicas (fibromialgia, lombalgia, osteoartrite, etc…), entre outros fatores.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

As consequências podem ser bem graves, dados comprovam que em algumas ocasiões pode ser até fatal, entre outras situações como:

  • Escoriações e lesões;

  • Fraturas no fêmur proximal (região do quadril);

  • Fraturas nos membros superiores (ombro e punho).

Os reflexos psicológicos também se encontram ligados a esse tipo de acidente – doméstico ou não. A Síndrome Pós Queda e a Ptofobia (medo de assumir postura de pé ou de andar) podem surgir em conjunto em idosos acidentados.

A Síndrome do Pós Queda é caracterizada por um pavor descontrolado de andar novamente. Quem vivencia uma queda acaba prejudicando a autoconfiança. Sendo assim, desenvolve um sentimento de culpa que gera o medo de andar e cair novamente. E caso outra queda realmente acontecer, a síndrome tende a se agravar severamente.

Nestes casos, é comum que o idoso possua mudanças no caminhar, no equilíbrio e reduza suas atividades do cotidiano, acarretando na falta de condicionamento físico.

COMO EVITAR QUEDAS EM IDOSOS E COMO AGIR CASO OCORRAM

Embora as quedas apresentam grande perigo para quem está na terceira idade, alguns hábitos simples e pequenas dicas podem evitar acidentes e garantir a segurança do idoso. Veja alguns exemplos:

  • Praticar atividades físicas que fortaleçam a musculatura e aumentem a flexibilidade;

  • Se manter hidratado e ter uma alimentação balanceada;

  • Realizar consultas médicas e exames de rotina periodicamente;

  • Deixar os cômodos do lar com menos móveis e objetos que possam se tornar obstáculos;

  • Manter os cômodos bem iluminados;

  • Garantir que o piso esteja sempre seco e sem tapetes (ou com antiderrapantes);

  • Ajustar a altura da cama e do vaso sanitário;

  • Instalar barras de apoio em locais estratégicos (paredes, no banheiro, perto da cama do idoso, entre outros).

No entanto, se mesmo com todos esses cuidados o idoso ainda assim sofrer uma queda, é fundamental saber como agir em tal situação. Nesse caso, é essencial realizar o socorro de forma ágil, já que, quando o acidentado é atendido dentro de até uma hora, as chances de ele ter sequelas é muito menor.


Centro+Clínico+Mãe+de+Deus+-+Porto+Alegre+-+7+Dicas+de+Postura+-+Coluna+Saudável+-+Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+-+Dr.+Ernani+Abreu+-+Ernani+Abreu+-+Coluna+Porto+Alegre+-+Cirurgia+Coluna+Porto+Alegre+-+Hospital+Er.png

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

MEDPLEX
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas