Lombar: Dor aguda ou crônica?

Qual a diferença entre dor aguda e crônica?

A palavra “agudo” significa algo intenso, afiado. As dores agudas seguem essa linha, são repentinas e bastante intensas. Geralmente, elas ocorrem após algum trauma, acidente ou em decorrência de intervenções cirúrgicas e outros procedimentos.

As dores agudas são como respostas do corpo às intercorrências e podem durar horas, dias e até semanas. Alguns exemplos são as dores de cólicas menstruais, as cólicas intestinais pós-infecção alimentar, dores após torções, quedas e cortes, além de outras, como dores causadas por condições como apendicite ou pedras nos rins.

Já a dor crônica é uma situação recorrente/permanente. É bastante comum que ela seja o principal sintoma de alguma doença, ou, basicamente, a própria doença. Um exemplo é a fibromialgia, uma síndrome sem causa conhecida que causa dores e desconfortos no corpo todo continuamente.

As enxaquecas também podem ser causadoras de dores crônicas, bem como uma série de doenças que são tratadas, mas não têm cura, como: artrite reumatoide, diabetes, esclerose múltipla, HIV, etc. Para se caracterizar como dor crônica, a dor precisa ser permanente por mais de três meses.

Em alguns casos, a dor aguda pode evoluir para dor crônica se não tratada corretamente. Por isso é importante procurar ajuda médica assim que perceber qualquer sintoma ou desconforto. Muitos casos de dores crônicas também podem ser tratados, curados ou controlados.


 
Centro de Cirurgia da Coluna - Cirurgia da Coluna - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Centro Clínico Mãe de Deus - Alongamento - A importância do alongamento - Dores na coluna - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Coluna - Postura da coluna - postura…
 

Principais sintomas da lombalgia

A depender do tipo de dor lombar, aguda ou crônica, os seus sintomas podem ser vários. Assim, os sintomas da dor lombar irão variar de acordo com o estilo de vida do paciente e de outros problemas clínicos que podem estar causando estes sintomas. Mas, os mais comuns são os seguintes abaixo:

  • Sensação de queimação ou “choque” na região lombar;

  • Incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente (coluna “travada”);

  • Irradiação da dor para as pernas (ciatalgia);

  • Dor intensa e aguda, incapacitante ou persistente.

Se a dor lombar durar mais que 12 semanas, normalmente já pode ser caracterizada como lombalgia crônica e é bem mais difícil de ser tratada. Geralmente, dores lombares crônicas requerem tratamentos clínicos mais específicos em centros especializados em dor, com equipe multidisciplinar

Tratamento para lombalgia crônica ou aguda

Independente do quadro de dor, o diagnóstico poderá ser feito através de exames clínicos, em casos específicos é recomendado um exame de imagem detalhado, como tomografia e ressonância, além do histórico do paciente.

O especialista em coluna irá recomendar o tratamento ideal para esse tipo de dor na lombar, que pode envolver repouso, fisioterapia, medicamentos ou mesmo alongamentos frequentes que podem ser realizados em casa ou em qualquer outro lugar e em casos mais graves, intervenção cirúrgica.

Escrito por Health Marketing


Centro+Clínico+Mãe+de+Deus+-+Porto+Alegre+-+7+Dicas+de+Postura+-+Coluna+Saudável+-+Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+-+Dr.+Ernani+Abreu+-+Ernani+Abreu+-+Coluna+Porto+Alegre+-+Cirurgia+Coluna+Porto+Alegre+-+Hospital+Er.png

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

MEDPLEX
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas