Cuidados que se deve ter após uma cirurgia de coluna

Você sabe os cuidados que se deve ter após uma cirurgia de coluna?

Após a cirurgia, seja cervical, lombar ou torácica, é importante ter alguns cuidados para evitar complicações, mesmo que não haja mais dor, como não levantar pesos, dirigir e nem realizar movimentos bruscos.

Os cuidados pós operatórios melhoram a recuperação, diminuem a dor pós cirurgia e diminuem as chances de complicações, como má cicatrização ou movimentação dos parafusos colocados na coluna. Além desses cuidados, é indicada a realização de fisioterapia para que a recuperação seja mais rápida e eficaz e, assim, melhore a qualidade de vida, além do uso de medicamentos para controlar a dor de acordo com a orientação médica.

Atualmente há alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados na coluna que são minimamente invasivos, podendo a pessoa sair do hospital andando em 24 horas, no entanto, isso não significa que não devem ser tomados cuidados. Normalmente a recuperação completa dura em média 3 meses e nesse período deve-se seguir as recomendações médicas.


 
Cuidados que se deve ter no pós cirurgia - cuidados pós cirurgia - centro de cirurgia da coluna - cirurgia da coluna - coluna vertebral - coluna torácica - centro clínico mãe de deus - dr.ernani abreu - ernani abreu
 

Quais os principais cuidados após uma cirurgia de coluna?

A cirurgia da coluna é realizada de acordo com a causa dos sintomas da pessoa, podendo ser realizado na coluna cervical, que compreende as vértebras localizadas no pescoço, na coluna torácica, que corresponde ao meio das costas, ou na coluna lombar, que está localizada no fim das costas, logo a seguir à coluna torácica. Dessa forma, os cuidados podem variar de acordo com o local em que foi realizada a cirurgia.

1. Coluna cervical

Os cuidados após a cirurgia da coluna cervical durante 6 semanas após cirurgia para evitar complicações e incluem:

  • Não fazer movimentos rápidos ou repetitivos com o pescoço;

  • Subir escadas lentamente, um degrau de cada vez, segurando no corrimão;

  • Evitar levantar objetos mais pesados que um caixa de leite nos primeiros 60 dias;

  • Não dirigir nas primeiras 2 semanas.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso constante de colar cervical por 30 dias, mesmo para dormir. No entanto, ele pode ser removido para tomar banho e trocar de roupa.

2. Coluna torácica

Os cuidados após cirurgia na coluna torácica podem ser necessários durante 2 meses e podem incluir:

  • Iniciar pequenas caminhadas de 5 a 15 minutos por dia, 4 dias após a cirurgia e evitando rampas, escadas ou piso irregular;

  • Evitar ficar mais de 1 hora sentado;

  • Evitar levantar objetos mais pesados que uma caixa de leite nos primeiros 2 meses;

  • Evitar contato íntimo durante cerca de 15 dias;

  • Não dirigir durante 1 mês.

A pessoa pode voltar para o trabalho cerca de 45 a 90 dias após a cirurgia, além disso o ortopedista realiza exames de imagens periódicas, como raio-X ou ressonância magnética, com o objetivo de avaliar a recuperação da coluna, orientando os tipos de atividades que podem ser iniciadas.

3. Coluna lombar

O cuidado mais importante após uma cirurgia da coluna lombar é evitar torcer ou dobrar as costas, no entanto, outros cuidados incluem:

  • Fazer pequenas caminhadas só depois de 4 dias da cirurgia, evitando rampas, escadas ou piso irregular, aumentando o tempo de caminhada para 30 minutos 2 vezes por dia;

  • Colocar uma almofada atrás das costas quando sentar, para apoiar a coluna, mesmo no carro;

  • Evitar ficar mais de 1 hora seguida na mesma posição, seja sentado, deitado ou em pé;

  • Evitar contato íntimo durante os primeiros 30 dias;

  • Não dirigir durante 1 mês.

A cirurgia não impede o surgimento do mesmo problema em outro local da coluna e, por isso, os cuidados ao agachar ou pegar objetos pesados devem ser mantidos mesmo depois da recuperação total da cirurgia.

Escrito por Health Marketing


Centro+Clínico+Mãe+de+Deus+-+Porto+Alegre+-+7+Dicas+de+Postura+-+Coluna+Saudável+-+Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+-+Dr.+Ernani+Abreu+-+Ernani+Abreu+-+Coluna+Porto+Alegre+-+Cirurgia+Coluna+Porto+Alegre+-+Hospital+Er.png

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

MEDPLEX
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas