Dores crônicas podem se intensificar com o inverno

Com a chegada do inverno, principalmente no sul do Brasil, as dores crônicas se intensificam com o frio, para pacientes com dores reumáticas, sendo elas nas articulações, ossos e músculos, pode haver uma piora nos sintomas


Nada menos do que 37% da população brasileira – quase quatro em cada dez brasileiros – sofrem com algum tipo de dor crônica, aquela dor que persiste por mais de três meses. A maior parte deste grupo é composto por mulheres, com idade média de 41 anos, moradoras das regiões Sul ou Sudeste. Esse é o resultado de uma pesquisa da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).

 
Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu - Frio na coluna - Dores crônicas - Frio Coluna intensifica com o inverno - chegada do inverno - inverno e coluna vertebral - Centro de Cirurgia da Coluna - CCC - Coluna porto alegre - Cirurgia de coluna…
 

De forma natural, o corpo tende a contrair a musculatura em resposta aos alertas emitidos pelo nosso sistema nervoso. Os vasos se contraem levando menos sangue às extremidades do corpo. Com a diminuição do fluxo sanguíneo, as articulações começam a doer. Para quem sente dor nas articulações, isso representa um agravante. O frio também influencia no tempo de reação muscular, o que explica a redução de proteção articular durante o movimento realizado.

Desta forma, é essencial manter-se sempre em movimento, realizando quando puder, atividades físicas que irão resultar em benefícios ao seu corpo, elevando a sua temperatura corporal e diminuindo as dores. Mas lembre-se, respeite o seu ritmo, vá de acordo com o que você consegue realizar, não exagere nos exercícios.

Além de manter-se ativo, outras ações podem ajudar a prevenir dores durante o inverno:

  • Agasalhe-se corretamente. Não esquece de proteger suas extremidades como pés e mãos.

  • Alongue-se com frequência. A vontade é de ficar na cama, mas o alongamento é uma prática essencial para evitar a contração dos músculos e auxiliar na lubrificação das articulações.

  • Espreguiçar-se ao acordar também é um tipo de alongamento.

  • Invista em aquecedores no quarto para evitar dores noturnas.

  • Massagens estimulam a circulação do sangue e destravam a musculatura.

  • Hidroterapia em piscinas aquecidas são um alívio para dores articulares e musculares.

  • Portadores de doenças ósseas degenerativas ou quem sofreu fraturas antigas podem recorrer à fisioterapia para aliviar as dores.

  • Bolsas de água quente proporcionam alívio imediato em caso de sequelas de faturas, dores musculares e sintomas da artrose, fibromialgia e artrite. Dores agudas com edemas devem ser tratadas com água fria ou combinação entre água quente e fria.

    Escrito por Health Marketing


Centro+Clínico+Mãe+de+Deus+-+Porto+Alegre+-+7+Dicas+de+Postura+-+Coluna+Saudável+-+Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+-+Dr.+Ernani+Abreu+-+Ernani+Abreu+-+Coluna+Porto+Alegre+-+Cirurgia+Coluna+Porto+Alegre+-+Hospital+Er.png

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

Segmento Pesquisas