7 Dicas de Postura para evitar dores na quarentena

Com a quarentena, muitos dias em casa e longas horas no sofá, ter uma postura correta é importante para a melhora da qualidade de vida e evitar desconfortos nas costas, lesões na coluna, além de diminuir a gordura localizada e manter a sua auto-estima.


Dr. Ernani Abreu_médico ortopedista porto alegre

1 - Adote uma postura correta

Em todos os momentos, tenha em mente de adotar uma postura reta, mantendo a curvatura normal da coluna. Quando for se sentar, deixe as pernas ligeiramente afastadas, com os pés apoiados ao chão. Importante lembrar que a altura da cadeira seja a mesma distância entre o seu joelho e o chão (a flexão dos joelhos devem formar 90º.

Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura, há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais, os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.

2 - Apoiar o peso do corpo nos dois pés

Quando estiver em pé, apoie o peso do seu corpo nos dois pés, involuntariamente, jogamos todo nosso peso em apenas um dos pés, podendo entortar nossa coluna e causar dores. Outro ponto muito importante é alongar-se.

3 - Alongue-se

Parte essencial para adotar uma boa postura, é o alongamento. Aumenta a amplitude de movimentos do corpos, relaxa os músculos e alivia tensões. Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

4 - Durma na posição certa

Cuidar da sua postura durante o sono é um dos métodos mais eficazes contra desconfortos no dia a dia. A principal ideia é deixar o seu corpo o mais nivelado possível, para que nenhuma região específica esteja sobrecarregada. Para os que dormem de barriga pra cima, a recomendação é usar um travesseiro debaixo dos joelhos. Aos que dormem de ladinho, indica-se um travesseiro baixo para a cabeça e outro entre as pernas (que devem ficar dobradas).

Para maiores informações sobre as melhores e piores posições para se dormir, confira clicando aqui.

5 - Evite carregar pesos em excesso

Carregar peso em excesso é um fator que te distancia, cada vez mais, de uma postura correta. Isso pode parecer inevitável dependendo da sua rotina, mas com um pouco de atenção é possível melhorá-la.

Sacolas de supermercado, por exemplo, devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar um lado só. Caso você precise se locomover constantemente, opte por mochilas mais reforçadas, com acolchoamento e suporte para a coluna, e nunca carregue peso em apenas um dos ombros.

6 - Movimente-se

Mesmo com a postura correta, o corpo humano não foi feito para ficar na mesma posição por longos períodos. O maior problema é que muitas pessoas ficam paradas por muito tempo com a postura incorreta. Ou seja, temos aqui dois problemas. Para quem trabalha sentado, fica muito tempo no sofá, dirige por muitas horas ou fica em pé na mesma posição, é importante fazer pequenas pausas para alongar o corpo ou uma pequena caminhada. Determine em sua casa um trajeto e uma distância para fazer todos os dias neste período de quarentena.

7 - Tenha uma alimentação saudável

É muito importante uma alimentação saudável. Uma coluna saudável não está relacionada apenas à atividade física e postura. O que você come é fundamental. Alguns nutrientes fundamentais para os ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos estão presentes em alimentos frescos, frutas, verduras e proteínas de alto valor biológico. Uma dica é absorver bastante Vitamina D, ela ajuda o corpo a absorver o cálcio ingerido de forma eficiente e a depositá-lo juntamente com o fosfato no esqueleto. Já a falta dela aumenta as chances de osteoporose, do amolecimento dos ossos em adultos e do raquitismo em crianças.


Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - 7 Dicas de Postura - Coluna Saudável - Centro de Cirurgia da Coluna - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Coluna Porto Alegre - Cirurgia Coluna Porto Alegre - Hospital Ernesto Dornelles - Postura Correta - D…

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

Segmento Pesquisas