Quarentena: dicas de alongamentos para aliviar dores nas costas

Com o combate ao novo coronavírus (Covid-19), milhões de brasileiros estarão em suas casas em quarentena buscando combater a propagação da doença. Este período de diminuição de exercícios e atividades físicas, combinado à longas horas de sofá e cama, podem despertar as tão “famosas” dores nas costas.

De fato, um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte descobriu que mais de 80% das pessoas experimentam um episódio de dor nas costas em algum momento de suas vidas. À medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes a coluna sofre alterações degenerativas. À medida que essas alterações ocorrem, há menos espaço entre as vértebras, o que pode aumentar a dor nas costas. Quando a coluna é flexionada, a pressão é descarregada. Por esse motivo, um programa baseado em flexão e alongamentos é frequentemente usado para ajudar a aliviar os sintomas da dor lombar. 

Neste sentido, e buscando aliviar os sintomas das dores das costas, o Centro de Cirurgia da Coluna preparou algumas dicas de alongamentos que quase todos podem fazer dentro de suas casas.

Alongamentos para aliviar e prevenir dores nas costas na quarentana_Blog Dr. Ernani Abreu_Médico Ortopedista Especialista em Coluna.png

Aqui estão quatro alongamentos para dores lombares que quase todo mundo pode fazer.

1. Oração

Colocando as pernas por baixo, sente-se nos calcanhares e dobre-se para a frente na cintura, estendendo os braços sobre a cabeça para o chão em frente. (O objetivo é obter comprimento no músculo lombar). Mantenha pressionado por 30-60 segundos e sente-se novamente. Repita 3-5 vezes.

 
alongamento para a lombar - posição oração - oração - alongamento - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Centro Clínico Mãe de Deus - Coluna Vertebral - Cirurgia da coluna porto alegre -…
 

2. Joelho Único no Peito

O aperto no quadril é um colaborador frequente da dor lombar. Para esticar os isquiotibiais, a região lombar e os glúteos, deite-se de costas com um joelho dobrado e uma perna reta. Coloque as mãos atrás da perna e puxe-o em direção ao peito, até sentir um leve alongamento na parte de trás da perna. Você também pode colocar as mãos sobre a perna dobrada na canela ou no joelho e puxar em direção ao peito. Segure por 30-60 segundos, troque de perna e faça a mesma coisa. Repita 3-5 vezes para cada perna.

 
Joelho único no peito - joelho único - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Centro Clínico Mãe de Deus - Coluna Vertebral - Cirurgia da coluna porto alegre - coluna porto alegre - cirurg…
 

3. Estiramento do piriforme

O piriforme é um pequeno músculo que corre diagonalmente pelos glúteos. É um dos rotadores externos do quadril e fica apertado em pessoas que passam um tempo significativo sentado, dirigindo ou subindo escadas. Um piriforme inflamado pode irritar o nervo ciático que passa por ele. Para realizar esse alongamento, deite-se com o joelho dobrado. Cruze o tornozelo da perna oposta para ser esticado sobre o joelho dobrado. Puxe o joelho em direção ao peito e segure por 30-60 segundos. Troque as pernas e repita a mesma ação. Repita 3-5 vezes para cada perna. 

Veja um vídeo sobre como executar esse alongamento aqui .

4. Estabilidade do núcleo - Inclinação Pélvica

A falta de controle e estabilidade do núcleo é um elemento-chave na dor lombar. Quando os músculos abdominais não estão funcionando, os músculos da coluna lombar precisam trabalhar mais para estabilizar o corpo em equilíbrio. Uma excelente maneira de melhorar a estabilidade do núcleo é ficar deitado com os joelhos dobrados para cima. Aperte os músculos abdominais (como se estivesse dando um soco no estômago) e pressione a parte inferior das costas no chão. Mantenha essa contração por 10 segundos e repita 10 a 20 vezes. Você pode colocar os braços ao lado do corpo ou atrás da cabeça, dependendo do que for mais confortável. Com esse trecho, é importante lembrar:

  • Mantenha os pés no chão;

  • Mantenha os ombros pressionados no chão, mas relaxados;

  • Não prenda a respiração ao realizar este exercício.

 
Inclinação Pélvica - Estabilidade do Núcleo - Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro de Cirurgia da Coluna - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Centro Clínico Mãe de Deus - Coluna Vertebral - Cirurgia da coluna porto alegre - coluna porto alegre -…
 

Embora a dor lombar seja extremamente comum, não é algo com o qual você conviva todos os dias. Melhorar a flexibilidade do quadril e a estabilidade do núcleo, bem como alongar os músculos das costas através do alongamento, pode ajudar a reduzir os sintomas da dor lombar. No entanto, se a dor nas costas for crônica, os alongamentos acima podem ajudar, mas pode ser necessário tratamento adicional.

Esperamos que as dicas auxiliem a passarmos todos por este momento com saúde. Juntos vamos combater o coronavírus!


Centro+de+Cirurgia+da+Coluna+Dr.+Ernani+Abreu+-+melhor+colchão+para+a+coluna+vertebral+-+coluna+vertebral+porto+alegre+-+coluna+vertebral+poa+-+dr.+ernani+abreu+-+centro+clínico+mãe+de+deus+-+centro+de+cirurgia+da+Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - C…

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

Dor nas costasSegmento Pesquisas