Degeneração da Coluna

A articulação entre as vértebras é feita através do disco e das articulações facetárias. A degeneração nada mais é que o desgaste que afeta principalmente estas, mas também todas as outras estruturas da coluna.

A degeneração não chega a ser uma doença, mas sim um acontecimento normal do processo de envelhecimento. Todos os adultos, mesmo os que nunca tiveram problemas de coluna, apresentam algum grau de degeneração.


 
Degeneração da Coluna - Centro de Cirurgia Da Coluna Dr. Ernani Abreu
 

Esse desgaste normal acomete a coluna como um todo, de modo proporcional e compatível com a idade. A maioria das pessoas sente alguma dor ou desconforto, mas estes sintomas costumam ser pouco importantes e não causar maiores problemas.

Algumas pessoas, porém, apresentam desgastes patológicos, chamados de doenças degenerativas. Na doença degenerativa existem desgastes desproporcionais ou localizados, relacionados com inflamações crônicas ou problemas mecânicos na coluna. Nesses casos, a degeneração provoca sintomas sérios o bastante para comprometer a qualidade de vida, podendo causar incapacidade para tarefas simples, ou mesmo deformações da coluna, necessitando algum tipo de tratamento específico.

Algumas doenças degenerativas da coluna são:

  • DISCOPATIA DEGENERATIVA

  • ARTROSE FACETÁRIA

  • ESTENOSE ESPINHAL (CANAL ESTREITO)

  • ESPONDILOLISTESE DEGENERATIVA

  • ESCOLIOSE DEGENERATIVA

O quanto devo me preocupar com a degeneração da coluna?

A degeneração é um processo normal da maturidade, tanto quanto ter cabelos brancos ou rosto com algumas rugas.

O importante são os sintomas que você apresenta. Se forem dores ocasionais, não muito intensas, que incomodam um pouco, mas melhoram rápido e permitem que você leve sua vida de forma habitual, você é normal.

Mas se você vem tendo dores mais intensas, que estão interferindo em sua qualidade de vida, pode ser que exista um quadro degenerativo mais importante, que deva ser tratado.

Essa degeneração é progressiva? Até onde pode evoluir?

Como se relaciona ao envelhecimento, o grau de degeneração tende a aumentar com a idade, mas isso não quer dizer que os sintomas aumentem. Normalmente o processo degenerativo não evolui com pioras importantes.

O medo que a degeneração aumente até o ponto em que a pessoa possa perder os movimentos, não é verdadeiro. Apenas alguns tipos específicos de doenças degenerativas podem ser progressivas, devendo ser tratadas antes de provocar sintomas mais graves.

A degeneração pode ser revertida? Existe algum tratamento que possa renovar as estruturas desgastadas?

A degeneração é um tipo de envelhecimento. Como o tempo não volta atrás, a degeneração, em sí, não é reversível. Existem pesquisas em engenharia genética com esse objetivo, mas são pesquisas iniciais, ainda sem aplicação prática prevista.

Mas o fato do desgaste em sí não ser reversível não quer dizer que os sintomas dolorosos não possam melhorar. A dor e o comprometimento neurológico podem ser reduzidos ou eliminados com os tratamentos disponíveis hoje em dia.

Escrito por Health Marketing


Centro Clínico Mãe de Deus - Centro de Cirurgia da Coluna Dr. Ernani Abreu

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

REGENERAR
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas