Artroplastia: Prótese de Disco

Na artroplastia, o disco lesionado é retirado e substituído por uma prótese articulada, que estabiliza e tenta reproduzir o movimento normal da coluna.


Este tipo de prótese começou a ser utilizado muito recentemente, apenas depois dos anos 2000. Atualmente a artroplastia é utilizada como uma alternativa à cirurgia de artrodese de coluna cervical, com a vantagem de
manter a movimentação.

O Centro de Cirurgia da Coluna foi pioneiro na artroplastia no Rio Grande do Sul, realizando a primeira cirurgia desse tipo em 2002.


 
 

O que é a Artroplastia Lombar?

A prótese de disco lombar é um tipo de cirurgia na coluna destinada a trocar um disco desgastado que não mais executa sua função, ou a faz com dor limitante às atividades de vida diária do paciente.

Sua coluna é composta de ossos chamados vértebras que são empilhados uns sobre os outros. Os discos entre as vértebras funcionam como amortecedores para permitir que as vértebras girem e se movam sem que os ossos se atirem. 

As vértebras lombares e os discos estão na parte inferior da coluna. A substituição do disco lombar envolve a substituição de um disco desgastado ou degenerado na parte inferior da coluna por um disco artificial feito de metal ou uma combinação de metal e plástico.

A substituição do disco lombar é geralmente vista como uma alternativa à cirurgia de fusão/artrodese, que é mais comum. 

Quais as principais indicações da Artroplastia Lombar?

É indicada para pacientes com lombalgia ou ciáticas refratárias ao tratamento clínico e simultaneamente um comprometimento significativo da integridade do disco intervertebral.

Por manterem a mobilidade lombar, as artroplastias lombares são indicadas para pacientes com pouca artrose da coluna lombar (espondilose), geralmente pacientes abaixo dos 50 anos de idade.

Escrito por Health Marketing


Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

TELEFONE:

(51) 3230-2728 (Fixo)

(51) 995012728 (Whatsapp)

EMAIL:
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO:

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

REGENERAR
RUA GOMES JARDIM, 301 - SALA 418 - MEDPLEX TORRE SUL
BAIRRO SANTANA - PORTO ALEGRE/RS

Segmento Pesquisas