Cifose
É um aumento na curvatura da coluna que faz com que o tronco fique inclinado para frente e apareça uma corcunda nas costas do paciente.
A cifose pode ser devida a problemas de postura, mas também pode ser uma deformidade primária da coluna. A causa mais comum da cifose grave é a Doença de Scheuermann, uma enfermidade que causa o encurvamento da coluna e, geralmente, manifesta-se ainda na puberdade.
O tratamento depende de cada caso: quando a curvatura é pequena e não progressiva, costuma-se indicar exercícios posturais, nos graus maiores pode ser necessário o uso de coletes, ou mesmo a cirurgia corretiva.
Causas, sintomas e tratamento da cifose
Qual é a causa da cifose?
A cifose pode ser um problema apenas postural ou pode ser consequência de um grande número de patologias da coluna, desde a degeneração até os traumatismos. A causa mais comum de cifose em pessoas jovens é a Doença de Scheuermann, um distúrbio do crescimento das vértebras e cartilagens dorsais na puberdade.
Quais os sintomas da cifose?
O sintoma mais chamativo é a própria deformidade da coluna, com uma curvatura exagerada do tronco, formando uma giba. Entretanto a cifose, diferente da escoliose, costuma provocar dor importante, não apenas no dorso, mas também na cintura e no pescoço.
Qual o tratamento da cifose?
O tratamento depende de cada caso. Quando a curvatura é menor, costuma-se indicar exercícios posturais. Nos desvios maiores pode ser necessário o uso de coletes, mas eles só funcionam na fase de crescimento, para impedir a piora da lesão. Nos casos mais graves o tratamento é a cirurgia.
Os exercícios podem curar a cifose?
Apenas nos casos em que o problema é apenas de má postura. Fora isso, os exercícios podem ajudar no controle da dor e na manutenção do quadro nos casos em que a deformidade é pequena e não vale à pena pensar em cirurgia.
Quando a cifose está relacionada a alguma patologia, ela é uma deformidade anatômica, sendo que a única maneira de corrigi-la é por cirurgia.
Quando é necessário fazer uma cirurgia de cifose?
Em alguns casos, a curvatura é tão grande que a pessoa só consegue ficar em pé apoiada em uma bengala ou andador. Nos casos de curvaturas muito grandes a cirurgia pode ser mandatória, pois a cifose pode comprometer os movimentos e até a capacidade da pessoa respirar adequadamente.
Em outros casos a cirurgia é realizada por quê a deformidade está piorando ou causando muita dor.
Como é a cirurgia da cifose?
Existem várias técnicas, porém, hoje em dia, a maioria das cirurgias é feita pela parte de trás do tronco, sendo colocadas hastes metálicas que corrigem o alinhamento e fixam a coluna, reduzindo a deformidade.
Qual o resultado da cirurgia para cifose?
Como em todas as cirurgias, o resultado varia a cada caso e, quanto mais grave o caso, mais difícil o resultado ideal.
Com as técnicas mais modernas, não é raro conseguir a correção total da curvatura.