Dor nas costas é a quinta maior causa de afastamento do trabalho no país

No ano passado, foram 12.073 casos. O número corresponde a 6,13% de um total de 196.754 afastamentos.

A dor lombar é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a incidência de lesões no tronco é muito alta no país e, em geral, de 60% a 80% da população já sofre ou sofrerá de dores na coluna em algum momento da vida.

Em 2017, os casos de afastamento por dorsalgia só ficaram atrás das fraturas de punho e mão (22.668 ocorrências), de pernas, incluindo tornozelo (16.911), de pé (12.873) e de antebraço (12.327).

Em sete Estados, porém, a dorsalgia é a primeira causa de afastamento, incluindo lesões por acidentes de trabalho - Acre, Alagoas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rondônia.

É considerada dorsalgia qualquer tipo de dor nas costas, a mais comum é a lombar.

As atividades que envolvem movimentação manual de cargas estão entre as que mais oferecem risco. Em seguida, aparecem as funções em que o trabalhador permanece por longos períodos na mesma posição.

Afastamento do Trabalho - Dorsalgia - Dr Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Cirurgia da Coluna - Menino Deus - Centro Clínico Mãe de Deus.png

PREVENÇÃO

Para diminuir os riscos de trabalhadores com dores nas costas, o ambiente de trabalho deve ser organizado de maneira a oferecer as melhores condições possíveis, levando em conta itens como as normas de produção, ritmo de trabalho, tempo em que o funcionário permanece naquele espaço e o conteúdo das tarefas.

Algumas medidas adicionais e complementares para reduzir os riscos de dorsalgia está em fazer pausas para descanso, exercícios de alongamento, aquecimento ou ginástica laboral.

Especialmente as ocupações que exigem esforço físico ou longos períodos em uma mesma posição, os alongamentos devem ser realizados antes e depois do trabalho.

Outra alternativa é a prática do Pilates, bastante eficaz, tanto a longo como em curto prazo, o Pilates proporciona uma melhora dos sintomas, evitando a reincidência.

Durante as aulas de Pilates, são realizados exercícios que seguem os princípios básicos do método, como a contração dos músculos abdominais associado à respiração, que proporcionam a estabilização da coluna lombar e, consequentemente, a diminuição da dor.


Dr. Ernani Abreu, Ortopedista e Traumatologista do Centro de Cirurgia da Coluna, localizado no Centro Clínico Mãe de Deus, Porto Alegre.
CRM: 010533

Dr. Ernani Abreu - Ernani Abreu - Centro Cirurgia da Coluna - Centro Clínico Mãe de Deus - Porto Alegre - Menino Deus.jpg

AGENDE SUA CONSULTA

Dr. Ernani Abreu - Ortopedista e Traumatologista
Centro da Cirurgia de Coluna - Porto Alegre

LIGUE AGORA

(51) 3230-2728

(51) 995012728


EMAIL
ATENDIMENTO@CIRURGIADACOLUNA.COM.BR

ENDEREÇO

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS
RUA COSTA, 30 - SALA 603, BAIRRO MENINO DEUS
PORTO ALEGRE / RS

ATENDEMOS CONVÊNIOS E PARTICULAR

PLANOS ATENDIDOS: UNIMED, BRADESCO, SUL AMÉRICA, IPÊ , SAÚDE PAS, CABERGS, SAÚDE CAIXA , ASSEFAZ , BACEN , AFISVEC, AGEMED , AJURIS.